Divulgação
Presidente nacional petista, Rui Falcão deixou claro que prioridade é candidatura ao Senado
Mineiro observou que o cenário petista passou a se cristalizar após reunião ocorrida no último dia 21 de outubro, quando uma comissão do PT local dialogou demoradamente com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. “Cada um de nós se posicionou sobre os cenários eleitorais e sobre as iniciativas do PT no Rio Grande do Norte relacionadas aos debates com outros partidos do arco de alianças local”, disse ele. Na ocasião, a deputada Fátima Bezerra teria informado sobre as conversas desenvolvidas com dirigentes do PSD e do PMDB, em especial a conversa com o deputado Henrique Alves, quando teria sido colocada a candidatura a Senado numa possível chapa com o PMDB. De acordo com Mineiro, os peemedebistas devem indicar o cabeça de chapa.
“As decisões apontam no sentido de se reproduzir no Rio Grande do Norte o mesmo arco de alianças que apoia a presidenta Dilma, cuja reeleição é nossa prioridade absoluta”, frisou Mineiro. Ele acrescentou: “Aliás, como é de conhecimento público, só enfrentaria este desafio com o apoio do partido a nível local e de suas lideranças e, principalmente, caso contasse com o apoio nacional. Até porque já passei por experiência que não quero repetir. Além do mais, a decisão sobre formação da chapa majoritária estadual (governo/vice e senado) está condicionada às decisões nacionais”.
Oposição
Os partidos oponentes ao Governo Rosalba Ciarlini (DEM) no RN se articulam. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, presidente estadual do PDT, descartou a candidatura ao Governo do Estado em 2014. Ele defendeu um palanque único envolvendo todos os partidos de oposição ao governo Rosalba Ciarlini e definiu como “legítimo” o pleito do PMDB para lançar candidato próprio ao Executivo estadual. Na composição da chapa majoritária, o prefeito mostra toda simpatia pela candidatura da deputada federal Fátima Bezerra ao Senado.
“É muito justo o PMDB pleitear a cabeça da chapa. No plano nacional, o partido tem o presidente da Câmara e tem também o ex-governador e ministro do Governo Federal (Garibaldi Filho). E individualmente é o maior partido disparado no RN. Então, não é pleito descabido”, destacou o prefeito de Natal, Carlos Eduardo.
Por fora, o PSD do vice-governador Robinson Faria, e o PSB da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, se articulam no sentido de compor com os aliados ou formatar uma aliança independente. Do lado governista, o DEM ainda não definiu se apóia a candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini ou se integra uma chapa sem indicar cargos majoritários. O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, sinaliza pela desistência da candidatura da governadora.