Fonte: Tribuna do Norte

Henrique Eduardo e Garibaldi Filho receberam Ricardo Motta, João Maia, deputados e prefeitos do PMDB


As negociações dos partidos políticos para definirem as alianças para o pleito eleitoral estão se intensificando. No final da manhã desse sábado, na sede do PMDB, estiveram reunidos o presidente estadual da legenda, deputado federal Henrique Eduardo Alves, o ministro da Previdência Garibaldi Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR e o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB).

Em pauta: a aliança que as legendas farão para este ano. O PMDB mantém a determinação de indicar o candidato a governador. Já o PR postula a indicação do candidato a vice. Até o fechamento desta edição, a reunião não havia se encerrado.

O encontro dos principais líderes do PMDB, PROS e PR ocorreu logo após o deputado federal Henrique Eduardo Alves deflagrar a primeira fase de reuniões com os prefeitos do partido. Encontros onde  os líderes regionais foram questionados sobre a composição de aliança e o nome do ex-senador Fernando Bezerra como postulante ao Governo.

A sistemática da reunião peemedebista foi de encontros individuais dos gestores com o presidente estadual da legenda, deputado federal Henrique Eduardo Alves.

A reunião individual foi rápida. O líder partidário questionava os prefeitos sobre a aliança com outros partidos e quem prefere para ser a apoiada pelo PMDB ao Senado: a deputada federal Fátima Bezerra (PT) ou a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria (PSB). Além disso, a consulta também foi feita sobre o nome do ex-senador Fernando Bezerra para o Governo do Estado.

O primeiro prefeito a se reunir com o deputado federal Henrique Eduardo Alves foi o gestor Klaus Rego, de Extremoz. Questionado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE sobre que posicionamento havia adotado junto ao líder partidário, o prefeito de Extremoz preferiu silenciar.

O prefeito de São José do Mipibu, Arlindo Dantas, prefere não opinar sobre a aliança com Fátima Bezerra ou Wilma de Faria. “Tanto Fátima Bezerra como Wilma de Faria são boas candidatas”, destacou. O gestor também não opinou sobre a candidatura ao Governo: “voto no candidato do PMDB”.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, relatou que a reunião com o presidente estadual do PMDB foi rápida. O primeiro questionamento foi sobre quem somaria mais na aliança o PSB ou o PT. Na reunião, o deputado federal Henrique Eduardo Alves voltou a afirmar que o nome do ex-senador Fernando Bezerra continua sendo um dos cotados para entrar na disputa ao Governo do Estado. O líder peemedebista ressaltou também a disposição do partido de lançar candidato próprio.

“Defendi que o candidato escolhido pelo PMDB seja o mais competitivo, com a melhor aceitação perante o eleitorado e que agregue o maior número de partidos”, destacou Benes Leocádio.

Ele afirmou que na reunião com o líder peemedebista também fez a ressalva que a escolha do candidato do partido não pode demorar muito. “Não podemos demorar muito nessa definição. Março já é prazo para desincompatibilização”, disse Benes Leocádio.

PR promove reunião, e busca indicação do vice
Nas definições para o pleito deste ano, o PR reuniu os seus principais líderes políticos no Estado. O deputado federal João Maia, presidente da legenda, coordenou o encontro com mais de 10 prefeitos da legenda. 

Na reunião, os republicanos mantivera a definição de fazer aliança com o PMDB, presidido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves. No entanto, os dirigentes do PR mostraram preocupação com a indefinição do nome do candidato ao Governo. 

Com isso,no encontro surgiu uma sugestão de chapa com o nome de João Maia para o Governo, o PMDB indicaria o vice e Wilma de Faria seria o nome para o Senado. “Essa foi uma chapa muito apoiada na reunião, com João Maia sendo o candidato a governador”, disse o vereador Adão Eridan, que participou do encontro.

Os republicanos estão trabalhando, neste momento, com um cenário onde João Maia seria candidato ao Executivo ou a vice-governador. Neste caso, os dirigentes já discutem quem seria o nome da legenda para tentar suceder a vaga do presidente do partido na Câmara dos Deputados. O presidente da Federação da Agricultura do Estado, José Vieira, é um dos cotados para entrar na disputa de deputado federal. 

Na reunião desse sábado, a executiva do PR também demonstrou preocupação em recompor a bancada na Assembleia Legislativa. Neste mandato, o partido já chegou a ter três deputados estaduais: George Soares, Vivaldo Costa e Kelps Lima. Com a saída dos dois últimos para novos partidos, ficou apenas George Soares.

“O PR quer aumentar a sua bancada na Assembleia Legislativa”, disse Adão Eridan, cotado para entrar na disputa de deputado estadual.

A reunião contou com a presença de uma auxiliar do Governo Rosalba Ciarlini. Shirley Targino, secretária estadual de Trabalho e Ação Social é presidente do PR Mulher. O nome dela é cotado para entrar na disputa da Assembleia Legislativa. 

Após a reunião do PR, que ocorreu no escritório de Heráclito Noé, filiado a legenda e ex-vereador de Natal, o deputado federal João Maia foi para um encontro com os líderes do PMDB e do PROS, na sede peemedebista.
Postagem Anterior Próxima Postagem