O Tribunal de Contas do RN enviou ao Tribunal Regional Eleitoral a relação com os nomes de todos os gestores que passaram pelas prefeituras e presidências de Câmaras potiguares, ou terem exercidos cargos e funções públicas, e que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível, nos últimos oito anos.
Com essas informações a Justiça Eleitoral decide quem é considerado ficha limpa ou suja, e consequentemente quem está considerado inelegível para as próximas eleições.
Esta lista do Tribunal de Contas é uma exigência da Lei 9504/97, que diz que todos (tribunais e conselhos de conta) devem disponibilizar estas informações à Justiça Eleitoral, que pode defini-los como “fichas sujas”, que veta a participação destes gestores no pleito eleitoral.
Entre os nomes registrados nesta lista, estão o nome do atual Prefeito de Angicos: Expedito Edílson Chimbinha Júnior, o Júnior Batista (DEM) e os ex-prefeitos Albaniza Suely da Silva (DEM) e Clemenceau Alves (PMDB).
Júnior Batista foi Prefeito de Angicos de 1992 a 1996 e Vice-Prefeito de 2004 a 2008, retornou ao cargo de prefeito em janeiro de 2013. Agora dificilmente conseguira registrar sua candidatura a reeleição na eleição de 2016.
Já Albaniza Suely, esposa do ex-prefeito Jaime Batista (In Memoriam) foi prefeita de um mandato apenas, janeiro/97 a dezembro/2000.
Enquanto que o ex-prefeito Clemenceau Alves (PMDB) administrou a cidade em duas oportunidades: Janeiro/2001 a dezembro/2004 e novembro/2010 a outubro/2011.
Outro nome da política angicana que consta na lista dos Fichas Sujas é o do Ex-Presidente da Câmara Municipal de Angicos, o ex-vereador João Maria da Costa Pinheiro (PMDB) que presidiu o legislativo angicano no biênio 2001/2002.
Estes quatro nomes da política angicana estão fora de disputar qualquer eleição e como já disse o blog, especificamente, está fora o atual gestor Júnior Batista que possivelmente iria tentar buscar sua reeleição em 2016.