De acordo com o calendário, junho vai atender o público de 59 a 50 anos; julho terá pessoas de 49 a 39 anos; em agosto, a previsão é imunizar a população de 38 a 29 anos; e, em setembro, de 28 a 18 anos.
De acordo com a governadora, a estimativa foi feita pela coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e teve como base a frequência da chegada de lotes. O estado já vem recebendo, semanalmente, em média 50 mil doses de vacina de três imunizantes contra Covid-19 e, com a inclusão de mais dois (Janssen e Sputnik), a perspectiva é que número chegue a mais de 200 mil doses nas próximas semanas, permitindo uma maior celeridade na campanha de vacinação.
Os municípios também avançam na imunização. Natal iniciou a vacinação para pessoas a partir de 50 anos nesta terça-feira. São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, anunciou a redução para 40 anos ou mais nesta quarta-feira (16).
Primeiras doses da Sputnik chegam ao RN em julho
As primeiras doses da vacina contra Covid da Sputnik V devem chegar ao Rio Grande do Norte em julho. Segundo o governo, a previsão foi anunciada pelo presidente do Fundo Soberano da Federação Russa, Kirill Dimitriev, em reunião com os Consórcios Nordeste e Amazônia Legal, nesta terça-feira (15).
No total, serão entregues 37 milhões de doses ao Brasil. O contrato do Rio Grande do Norte é de 300 mil doses.
Mais de 1 milhão de doses aplicadas
Segundo o sistema RN + Vacina, os municípios potiguares aplicaram 1.264.068 vacinas até o início da manhã desta terça-feira (15). Ao todo, 875.587 pessoas tomaram a primeira dose no estado e 388.481 estão "totalmente vacinadas", por já terem recebido o reforço da segunda dose.
O Rio Grande do Norte tem uma população estimada em pouco mais de 3,5 milhões de habitantes.
O estado começou a vacinação contra Covid-19 no dia 19 de janeiro. Inicialmente, apenas os grupos prioritários, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades foram imunizados.
Desde a semana passada, municípios potiguares começaram a abrir a vacinação para o público-geral, ao mesmo tempo em que continuam vacinando grávidas, puérperas e lactantes, trabalhadores da educação e outros grupos.