“O que estamos pactuando aqui hoje é mais uma forma de democratizar acesso aos serviços públicos. Levando, por meio da Jucern, o atendimento para toda a região do Alto Oeste. Tem sido uma preocupação nossa essa busca por descentralizar as atividades disponíveis à população”, destacou a governadora.
De acordo com o presidente da Jucern, o modelo de trabalho do Escritório do Empreendedor tem sido avaliado positivamente nas duas unidades já em funcionamento, em Natal e Mossoró, por isso o objetivo é expandir o projeto. “Só em Natal, temos uma média de 2 mil atendimentos ao mês. Recentemente, em Natal, mudamos para dentro do Sebrae-RN, o que propiciou uma economia significativa de aluguel e, consequentemente, esses recursos poderão ser utilizados em novas unidades”, pontuou.
Graças ao acordo firmado, a prefeitura de Pau dos Ferros disponibilizou edifício onde ficará instalado o Escritório do Empreendedor, e a parte de serviços será desenvolvida pela Jucern. Também estiveram presentes na reunião o vice-governador, Antenor Roberto, o vice-presidente da Jucern, Daltro Paiva, o secretário-geral, Denys de Miranda, e o secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.
Além de oferecer serviços como solicitação de alvará de funcionamento provisório e definitivo e requisição de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, o Escritório do Empreendedor também é um espaço no qual o empreendedor pode obter orientação e tirar dúvidas. A Junta Comercial e os demais órgãos de registro têm uma função estratégica no desenvolvimento da economia.
Estão presentes no projeto os seguintes órgãos: Jucern, Receita Federal, Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Secretaria de Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria de Tributação Municipal e Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo.
Fotos: Sandro Menezes