Durante os dias 18 e 19 de agosto, a Coordenação de Eleições realizou a capacitação dos coordenadores de suporte técnico para as Eleições 2022, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Esse é o primeiro treinamento de uma série de capacitações de servidores que vão atuar de forma direta no processo eleitoral.
O papel dos(as) coordenadores(as) é prestar suporte a todos os voluntários envolvidos com as urnas eletrônicas e zonas eleitorais. Caso ocorra alguma falha, o eleitor deve acionar o (a) coordenador(a) ou auxiliar de eleições presente em seu local de votação.
O Coordenador de Eleições, Tyronne Dantas, assegura que o resultado não é afetado durante a transmissão dos dados das urnas. “O mesário grava uma mídia e a urna será deslocada para um local de transmissão de dados, os chamados pontos de transmissão descentralizados”, descreve o coordenador sobre a etapa de transmissão dos dados.
Uma das servidoras da Justiça Eleitoral, Devânia Varella, ficou responsável por coordenar o suporte técnico da região de Santo Antônio. “Nós, coordenadores de suporte técnico, estamos sendo capacitados para lidar com todas as possíveis situações que podemos vir a enfrentar nas regiões eleitorais”, afirma a servidora.
Além disso, entre os dias 22, 24 e 26 de agosto, o setor de coordenação deve realizar o 6º Teste de Desempenho da Totalização (TDTOT), com a participação dos chefes de cartório, servidores das zonas eleitorais e servidores da Seção de Sistemas Eleitorais e Apoio às Eleições, com o objetivo de realizar transmissões de arquivos de urna de forma organizada.
Até as eleições, as urnas eletrônicas passam por várias etapas preparatórias, como a carga, o Teste de Integridade, a instalação, a transmissão dos Boletins de Urna, entre outras simulações. Tudo ocorre para conferir segurança e celeridade às Eleições.