A obra, que é organizada, traduzida e tem notas do pesquisador e escritor Roberto da Silva, conta a trajetória do jovem professor francês Bernard Alléguéde, que comandou a Aliança Francesa de Natal de 1966 a 1972. Alléguède também foi responsável por exportar obras literárias potiguares para a França, além de traduzir Câmara Cascudo para o francês.
Apaixonado pela história das relações entre França e Brasil – desde o período colonial até a aviação de Mermoz, Saint-Exupêry e Guillaumet - Bernard Alléguéde chegou a Natal acompanhado de sua esposa, a também professora espanhola Mercedes. Em Natal, em profunda imersão no meio cultural, também nasceram os filhos do casal.
De volta a França, Bernard Alléguéde escreveu em 1978 suas evocações à cidade que o acolhera tão calorosamente. Estes textos, complementados por reportagens e artigos sobre sua atuação na Aliança Francesa, conferências, prefácios de livros e uma seleção de cartas ao tradutor, organizador e anotador Roberto da Silva, se destacam na obra que será lançada na próxima quarta-feira (12), sempre com predominância para o Rio Grande do Norte, sua terra, gente e cultura.