No início do ano, a Prefeitura em parceria com a CONAFER, iniciou o projeto de Inseminação Artificial da Bovinocultura de Leite e Corte com produtores rurais da Agricultura Familiar Pedrozense. A partir de agora, de forma pioneira na região, mais uma cooperação foi celebrada com a confederação que inclui o rebanho de caprinos e ouvinos no projeto de inseminação.
De acordo com o técnico agrícola Karlos Magnos - “Pretinho”, o projeto +Genética no Sertão voltado ao melhoramento genético de caprinos e ovinos foi criado para mudar a vida de milhares de pequenos produtores nordestinos. A secretaria municipal de Agricultura fica responsável para o +Genética no Sertão iniciar os protocolos para realização das inseminações nas propriedades e acompanhamento das futuras prenhezes (gestação).
A prefeita Sandra Jaqueline ressaltou que o projeto o +Genética no Sertão beneficiará as pequenas propriedades do município através do melhorando geneticamente de rebanhos de caprinos e ouvinos e de corte da Agricultura Familiar de forma pioneira na região. Além disso, a gestora lembra o município já havia feito acordo de cooperação no projeto +Pecuária Brasil de inseminação artificial no rebanho bovinho.
O Projeto +Genética no Sertão no município de Fernando Pedroza vai passar a receber uma grande dose de tecnologia para impulsionar a produção de caprinos e ovinos de todo o sertão. O projeto fornecerá aos produtores rurais realização gratuita dos serviços de Médico Veterinário para a inseminação artificial e ultrassons, os protocolos hormonais, os sêmens e assistência técnica.
A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no rendimento da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. O melhoramento genético diminui o custo enquanto aumenta a produção de carne e leite.
| Comunicação - Governo Municipal de Fernando Pedroza/RN