Os atuais gestores atribuem a responsabilidade por um rombo milionário nos cofres dos municípios aos ex-gestores(as). São várias declarações dos atuais prefeitos e prefeitas concedidas a blogs locais e regionais que tem papel importante nas diversas regiões.
Entre as afirmações, por exemplo, a atual prefeita de Parnamirim, professora Nilda já declarou que encontrou a Prefeitura com um rombo de mais de R$ 300 milhões.
Outro município que foi encontrado em um caos administrativo e financeiro foi Afonso Bezerra de acordo com o atual prefeito Haroldo de Jango (UB).
Um levantamento feito pelo Portal Tribuna do Cabugi através de declarações dos atuais gestores os rombos nas prefeituras no RN chegam a mais de R$ 1 bilhão referentes a dívidas acumuladas nas gestões anteriores.
Os(as) prefeitos(as) também acusam as gestões anteriores de dificultar o processo de transição, o que teria impedido o acesso aos dados financeiros dessas prefeituras antes das posses.
Várias ex-gestores(as) deixaram uma enorme dívida e contas a pagar para os atuais gestores(as), dentre as quais podemos destacar as folhas de pagamentos atrasadas do mês de dezembro.
O ano de 2025 não começou bem para vários prefeitos e prefeitas que terão de se desdobrar para tirarem os seus municípios da UTI e recuperar 100% a saúde financeira das gestões municipais.