A Prefeitura de Angicos através da secretaria municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira, 11 de março, uma mobilização com blitz educativa no centro da cidade, em frente à Prefeitura Municipal, sobre orientação e prevenção do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre Chikungunya.
A mobilização contou com a presença do Prefeito de Angicos, Expedito Edílson Chimbinha Junior, ‘Junior Batista (DEM)’, da primeira dama e secretária municipal de saúde, Jocilene Ovídio, demais secretários e auxiliares da gestão municipal, além dos profissionais da saúde que dedicaram à manhã mobilizando os motoristas, motoqueiros e população que passava no local da blitz.
As Escolas Estaduais Professor Francisco Veras e José Rufino e, a Escola Municipal Maria Ódila, com representação da direção, professores e alunos das respectivas unidades escolares participaram da mobilização de prevenção do mosquito Aedes Aegypti.
O prefeito Junior Batista abriu a mobilização falando ao publico presente e profissionais da saúde que aquela mobilização é voltada para o combate ao mosquito aedes aegypti que, hoje, não é mais só o transmissor da dengue, mas também da febre chikungunya, e de acordo com o prefeito o principal objetivo é orientar a população angicana e assim alertar sobre a prevenção da proliferação do mosquito. “O principal objetivo é a informação para que possamos orientar e alertar o maior número de pessoas de nossa cidade sobre o Aedes aegypti”, disse o prefeito Junior Batista.
Conforme a
secretária municipal de Saúde, Jocilene Ovídio, durante a blitz educativa foi
distribuída aos alunos, motoristas e a população em geral centenas de panfletos
informativos. Jocilene ainda enfatiza que o objetivo da blitz educativa é de
conscientizar a população angicana sobre a importância de manter seus quintais e
terrenos baldios limpos e evitando assim a proliferação do Aedes aegypti,
mosquito transmissor da Dengue e agora da febre chikungunya, informou a
secretária Jocilene.
Nas próximas
semanas a mobilização com blitz educativa seguirá para os demais bairros da
cidade, conscientizando assim a população angicana de um modo geral, abrangendo
todas as comunidades.
Chikungunya
A febre
chikungunya é uma doença viral parecida com a Dengue, transmitida pelos
mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, uma das características da febre
são as fortes dores nas articulações.
ASSECOM/PMA