A menos de um mês da realização do primeiro turno, a candidata do PT, Fátima Bezerra, lidera a preferência do eleitorado potiguar para o Governo do Rio Grande do Norte, seguida de Carlos Eduardo Alves (PDT) e Robinson Faria (PSD), que concorre à reeleição. Pelo menos é o que mostra a mais recente pesquisa do Instituto Consult, divulgada nesta segunda-feira, 10, pelo Blog do BG e pela 98 FM.
De acordo com a sondagem, que ouviu 1,7 mil pessoas entre os dias 4 e 7 de setembro, Fátima tem 32% das intenções de voto na pesquisa estimulada (quando os nomes dos postulantes são apresentados). Em segundo lugar, aparece Carlos Eduardo, com 17,65%. O governador Robinson Faria fecha o “primeiro pelotão”, com 10,53% das menções. A margem de erro é de 2,3% para mais ou menos, com grau de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-08648/2018.
O quarto colocado é Brenno Queiroga (Solidariedade), com 1,18%. Na sequência, vêm Carlos Alberto Medeiros (PSOL), com 0,65%; Dário Barbosa (PSTU), com 0,24%; e Freitas Júnior (Rede) e Heró Bezerra (PRTB), com 0,12% das menções cada. 22,65% afirmaram não ter pretensão de votar em nenhum dos candidatos, enquanto 14,88% não souberam ou não quiseram responder ao questionário.
A candidata do PT também tem vantagem na pesquisa espontânea, quando os eleitores podem citar qualquer nome. Fátima Bezerra somou, nesta sondagem, 18,8%. Depois dela, os nomes mais lembrados foram Carlos Eduardo Alves (8,3%) e Robinson Faria (4,4%).
Brenno Queiroga teve o nome citado por 0,59% dos entrevistados; e Carlos Alberto, Dário Barbosa, Freitas Júnior e Heró Bezerra, por 0,12% cada um. 47,6% não souberam ou não quiseram responder e 19,9% afirmaram que não votarão em ninguém nas próximas eleições.
O primeiro turno acontece em 7 de outubro.
Portal Agora RN