A abertura da conferência foi realizada na quarta (21), e contou com a presença e as falas do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gilberto Rocha, da secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Andreza Xavier e da prefeita Sandra Jaqueline. No primeiro dia, também houve palestra sobre o tema com o técnico Danilo Bezerra.
Diante da pandemia da Covid-19 que afetou todo o planeta, este ano a conferência será realizada em formato híbrido: o primeiro dia foi de forma virtual e neste segundo dia de forma presencial na Câmara Municipal. Presencialmente, o evento obedeceu todas as regras de segurança e protocolo sanitários.
O encontro presencial contou com um número de 35 participantes previamente inscritos, com 25 delegados com poder de voz e voto, 10 convidados, sendo estes representantes do Conselho Municipal da Assistência Social, representações governamentais, assistência social, sociedade civil, conselho tutelar, poder legislativo, educação, agricultura e saúde.
Durante a manhã desta quinta (22), a conferência debateu eixos divididos em cinco grupos, ao final, foram apresentadas as propostas para o município, estado e união. Essa iniciativa ocorre a cada dois anos e funciona como fórum máximo deliberativo para a política pública, tendo como função conferir, avaliar e deliberar sobre as diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Assistência Social. Ao fim desta conferência, foram designados os delegados que participarão da conferência estadual.
O evento acontece a cada dois anos e extrai as diretrizes que deverão ser executadas pelo governo nos anos seguintes. A conferência contribui para o exercício da democracia, sendo uma oportunidade de participação popular e envolvimento dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e dessa forma, aperfeiçoar e melhorar ainda mais a assistência social em Fernando Pedroza.
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Fernando Pedroza/RN