No ar, através do portal eletrônico (www.al.rn.gov.br) da Casa, é nele que, de forma transparente, são publicadas as portarias, projetos de lei e outros que compõem o Processo Legislativo e os Atos Administrativos que integram a rotina do Poder Legislativo potiguar.
A partir da capa as mudanças são visíveis. O antigo brasão do Estado do Rio Grande do Norte foi substituído pelo novo. Ele agora fica centralizado, com maior destaque e à sua esquerda fica o indicativo da Legislatura, a 62ª atualmente. Do lado direito está localizada a Sessão Legislativa.
A repaginação conseguiu dar mais destaque ao cabeçalho, que contém o ano, a data e o número da edição e logo abaixo dele vem o selo com o prêmio da Unale.
Foram diversas mudanças e a capa concentra várias delas: a alteração para o novo layout incluiu a lista com a nomenclatura das lideranças parlamentares e agora os líderes aparecem elencados ao lado da composição da Mesa Diretora.
As atualizações tiveram sequência na segunda página: o rodapé com o expediente do Sistema de Gerenciamento de Publicação, informando o formato, horário e endereço eletrônico para envio das matérias por parte das diretorias e gabinetes teve a nomenclatura readequada de acordo com a reforma administrativa.
A diagramação em duas colunas de antes, muitas vezes fazia com que um ato se iniciasse ao final da página, na primeira coluna, à esquerda, para logo continuar nessa mesma página, acima, à direita, na segunda coluna. Após a repaginação, os atos são reproduzidos em texto corrido, totalmente na horizontal, com apenas uma coluna, facilitando o seu acompanhamento.
Outra facilidade para quem pesquisa ou precisa consultar o documento é a sequência indicada no sumário: primeiro vêm todas as publicações do Processo Legislativo, em seguida os Atos Administrativos, sem se misturarem uns aos outros no decorrer do documento, como ocorria anteriormente.
“Tivemos essa preocupação em alterar o layout e organizar todas as matérias publicadas, de forma ordenada e deixando muito mais harmonioso para que a leitura seja facilitada”, explica a diretora administrativa e financeira da ALRN, Dulcinea Brandão, que conduziu as mudanças.
Ela conta como foi a ideia de modernizar o Diário Oficial Eletrônico: “Recebi do diretor de Gestão Tecnológica, Mário Sérgio, um exemplar da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que nos inspirou a mudar a nossa publicação. Quando observei, comecei a identificar o que poderíamos mudar. Então convidei o setor de Tecnologia para me dar um assessoramento e o servidor Waldir, responsável pela publicação, para eu dizer exatamente o que achava que deveria melhorar. Começamos a planejar e eles gostaram a proposta. Facilitar a leitura tanto para o corpo de servidores quanto para o público externo foi o nosso propósito e posso dizer que estou satisfeita”, afirmou a diretora.