Os Projetos de Lei Nº 012, 013, 014/2023 em que defende interesses da população LGBTQIA+ de autoria do vereador Jalmir Dantas de Araújo Filho, do PSB, serão apreciados pelo plenário da Câmara Municipal de Angicos (RN), durante a 8ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo.
Jalmir é o primeiro político angicano que saiu diretamente em defesa da comunidade LGBT, causas sociais e minorias. Na Câmara, ele defenderá políticas públicas voltadas para combater a violência e o desrespeito contra essa camada da sociedade.
Os referidos PL's são em defesa das pautas da população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero, em abreviação chamada de LGBTQIA+.
- Projeto de Lei Nº 012/2023 - Institui o sistema assistência LGBTQIA+ de promoção da cidadania e enfrentamento a LGBTFOBIA em Angicos/RN;
- Projeto de Lei Nº 013/2023 - Determina a fixação de avisos nos estabnelecimentos públicos contra a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero em Angicos/RN;
- Projeto de Lei Nº 014/2023 - Institui o DIA DE LUTA CONTRA LGBTFOBIA no município de Angicos/RN.
A primeira mulher transexual eleita vereadora do Rio Grande do Norte, na cidade de Carnaúba dos Dantas, no Seridó potiguar, Thabata Pimenta estará presente na sessão de hoje a noite em que os projetos serão votados. Ela tem sido uma fiel defensora das minorias não apenas em sua cidade natal, como no estado, e em todo o país.
Nas eleições de 2022, Thabata Pimenta se candidatou a deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB, obtendo a expressiva votação de 40.533 votos, quase sendo eleita a primeira mulher trans deputada federal do estado. Para as eleições municipais do próximo ano, ela é cotada para disputar a vice-prefeitura do Natal ou uma das vagas de vereadoras no Poder Legislativo Municipal Natalense.
A comunidade LGBTQIA+ angicana espera contar com o apoio dos demais vereadores: Cloves Tibúrcio (MDB), Edileuza Palhares (PSDB), Jailma Araújo (SD), Nataliene Felipe (PSDB), Neto Maciel (PSDB), Nivaldo Gomes (Republicanos), Raphael Alves (MDB) e Tiago Braga (MDB).