A programação começou com uma vigília conduzida pela Comunidade Católica Shalom na Praça das Mães – Cidade Alta - por volta de meia noite. Ainda na madrugada, foi iniciada a tradicional procissão fluvial, que saiu do Iate Clube para a Pedra do Rosário.
Após a primeira missa na Praça das Mães, os fiéis conduziram a imagem de Nossa Senhora da Apresentação para a antiga Catedral, onde foi celebrada a segunda missa do dia.
Segundo a Arquidiocese de Natal, o tema das atividades em 2023 é: “Das águas do Potengi, surge um milagre: 270 anos de fé e tradição”.
A tradição oral é de que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram no Rio Potengi um caixote que estava encalhado numa pedra. Dentro dele, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
Ainda segundo a tradição, no caixote estava escrito: “Aonde essa imagem chegar, nenhuma desgraça acontecerá”.
O dia continua com eventos solenes, começando às 7h30, com a celebração da Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na antiga Catedral. Já às 10h, a Catedral Metropolitana recebe sua a Missa solene em homenagem à padroeira.
De acordo com a Arquidiocese de Natal, à tarde, às 16h, uma acontece procissão partindo da antiga Catedral, percorrendo as ruas de Natal. O ápice das festividades ocorreu às 18h, com a emocionante Missa de encerramento, realizada em frente à Catedral Metropolitana. Para coroar a celebração, às 19h30, está previsto um espetáculo pirotécnico de encerramento.