Conhecia profundamente a história de Fernando Pedroza desde os primeiros moradores do povoado, criação da Vila de São Romão, Distrito e posteriormente Cidade, tendo sido Seu Anilton Souza um dos incentivadores da emancipação política do município na primeira, segunda e terceira tentativa bem sucedida quando emancipou-se de Angicos em 26 de junho de 1992.
Fernando Pedroza perde um dos seus filhos mais ilustres; grande historiador, contabilista por formação, funcionário estadual aposentado e produtor rural do município que tanto amava e sempre que possível estava presente. Atuante na política, foi um grande amigo do primeiro prefeito da cidade, José Salviano da Cruz, e também da atual prefeita Sandra Jaqueline, apoiador da sua primeira e segunda eleição.
Seu Anilton foi um grande mestre, professor, contador, historiador e profundo conhecedor da história de Angicos e Fernando Pedroza e do Sertão do Cabugi. Uma verdadeira enciclopédia viva com quem tivemos o privilégio de ter muito aprendizado ao longo do convívio com sua valiosa companhia e amizade. Parte da história de Fernando Pedroza se foi junto com seu Anilton Souza diante de sua partida.
A Prefeitura de Fernando Pedroza através da Prefeita Constitucional, Sandra Jaqueline Jota Ribeiro, diante da importância e atuação do Sr. Francisco Anilton de Souza pela grande relevância na história e criação do município, decretou Luto Oficial de 03 dias e Ponto Facultativo nesta quinta-feira, 05 de setembro de 2024. O Poder Executivo Pedrozense externa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos pela partida do tao estimado mestre e historiador Anilton Souza.
Gabinete da Prefeita | Fernando Pedroza/RN, 04 de setembro de 2024.